Digitalização de Documentos
quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Limitações de recursos fazem com que empresas, por vezes, não tenham capacidade para investir nas melhorias de seus próprios produtos/serviços e mesmo em campanhas estruturadas de venda. Estratégias de gestão eletrônica de documentos ou ECM – Enterprise Content Management – entram aqui como uma vantagem competitiva.
Adotar a prática de gestão de documentos – e sua forma mais evoluída – o ECM, auxilia e empresa a maximizar os recursos que já possui.
Casos como o de empresas que reduziram o tempo de procura de documentos em 65%. Outras empresas melhoraram fluxos de processos e reduziram a quantidade de documentos e burocracia em 80%. Existem casos de órgãos públicos em que 1000 folhas de um processo foram reduzidas para pouco mais de 10 documentos disponibilizados de forma online.
Importante: O ECM é a evolução da prática de GED (Gestão Eletrônica de Documentos), que engloba todos os processos de gestão segura do ciclo de vida de um documento – da sua criação até a sua destruição. Entenda-se por documento qualquer parcela de informação valiosa que sua empresa gera (papéis, arquivos, microfilmes, imagens etc.).
Além de vantagem competitiva, o ROI da implantação de um sistema ECM pode ser facilmente obtido. Existe uma forma básica de calcular o retorno sobre investimento na implantação, veja ele acessando aqui.
Dessa forma, o ECM traz vantagem competitiva liberando os recursos para que a empresa invista no que realmente precisa – seu core business.
